Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Softwares que burlam a segurança

     Atualmente com a grande venda de notebooks as redes sem fio estão se popularizando rapidamente e não é difícil encontrá-las em empresas e residências. Apesar de práticas são as mais inseguras e mesmo aqueles que  as protegem com senhas criptografadas não estão livres de invasões.
    Nenhuma rede é 100% segura e quem estiver mal intencionado pode com as ferramentas certas invadir computadores e roubar informações, causando problemas.


Quais os mais eficazes?! 

Airsnort: Ferramenta muito fácil de usar, usando esse software é como não usar senha WEP. Ele cria estratégias para descobrir a senha mais rápido, com ferramentas adicionais o software funciona de uma maneira mais simples, o processo de descobrimento de senha não é muito rápido, serão necessárias varias tentativas para 'crackear' as chaves WEP.

CowPatty: Esta aplicação é usada para destruir ações de arrombamento chamadas “brute force” para crackear WPA-PSK. Esta chave tem sido incentivada aos utilizadores como sendo a nova segurança WEP para segurança Wireless caseiras. O que faz esta aplicação? Simplesmente descarrega milhares de combinações alfanuméricas de um arquivo dicionário tentando que algumas coincidam e permitam a autenticação

Quais tipos de seguranças são mais vulneráveis?!

     O WEP, abreviação de "Wired-Equivalent Privacy", é um padrão de encriptação de dados para redes wireless. Na prática o WEP tem muitas falhas e é relativamente simples de quebrar, mas não deixa de ser uma camada de proteção básica que você sempre deve manter ativa. 
     O próprio algoritmo de criptografia RC4 foi apontado como o principal calcanhar de Aquiles do protocolo, e mesmo sendo indicadas outras opções para substituí-lo, o WEP caiu em descrédito e deixou de ser usado em aplicações sérias.

Como se prevenir contra estes softwares?!

- Mudar a senha de root do roteador: Mude a senha algumas vezes, pois o próprio roteador vem com senha padrão e as pessoas não mudam, ficando mais fácil de ser hackeada.
 
- Esconda o SSID: Esta é uma opção que pode ser encontrada na maioria dos roteadores de hoje em dia, marcando e configurando esta opção o seu Wi-Fi não irá aparecer para qualquer um.

- Ative o Firewall e verifique os Logs: Ativar o firewall do roteador é uma ótima ideia além de evitar muitos tipos de invasão e ataques DoS você pode ter logs e saber se existe alguém fuçando na sua rede.

0 comentários:

Postar um comentário