Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Protocolos

   O Modelo OSI possui varias camadas, cada uma delas apresentam alguns protocolos, então, abaixo listamos os protocolos mais usados e sua descrição.


7ª Aplicação:

   HTTP : O Hyper Text Transfer Protocol é um protocolo de comunicação que é utilizado para sistemas de informação de hipermedia distribuídos e colaborativos. O seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.

   POP3 : Post Office Protocol  é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. Ele está definido no RFC 1225 e permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Assim, o usuário pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, responde-las, etc.

   SMTP : Simple Mail Transfer Protocol  é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet. Este é um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados, depois, a mensagem é transferida. É bastante fácil testar um servidor SMTP usando o programa Telnet.

   FTP : File Transfer Protocol  é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos, sendo uma das mais usadas na internet. Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo.

   DNS : O Domain Name System traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, permitindo a localização de hosts em um determinado domínio. 

6ª Apresentação:

   XDR eXternal Data Representation permite que dados sejam empacotados em uma arquitetura de maneira independente para que o dado seja transferido entre sistemas de computadores heterogêneos. Converter da representação local para XDR é conhecido como codificação. Converter do XDR para a representação local é conhecido como decodificação.

  EBCDIC Extended Binary Coded Decimal Interchange Code é um padrão de código de 8 bits usados ​​por computadores de mainframe IBM. 

5ª Sessão:

   SSH : O Secure Shell é, ao mesmo tempo, um programa de computador e um protocolo de rede que permitem a conexão com outro computador na rede de forma a permitir execução de comandos de uma unidade remota. O SSH faz parte da suíte de protocolos TCP/IP que torna segura a administração remota de servidores do tipo Unix.

   SCP : Secure Copy é um meio seguro para transferir arquivos entre um host local e um remoto ou entre dois hosts remotos, usando o protocolo SSH. O termo SCP pode ao mesmo tempo referir-se ao Protocolo SCP ou ao Programa SCP.

 TELNET : Telnet é um protocolo usado para permitir a comunicação entre computadores ligados numa rede (LAN, Internet), baseado em TCP. Esse protocolo também permite obter um acesso remoto a um computador.

4ª Transporte:

   TCPO Transmission Control Protocol (Protocolo de controle de transmissão) é um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet. A versatilidade  deste protocolo tornou-o adequado a redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede.


  UDP : O User Datagram Protocol é um protocolo simples que permite que a aplicação escreva um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6, e então enviado ao destino. Mas não há qualquer tipo de garantia que o pacote irá chegar ou não. O protocolo UDP não é confiável. Caso garantias sejam necessárias, é preciso implementar uma série de estruturas de controle, tais como timeouts, retransmissões, controle de fluxo, etc.

3ª Rede:

   IP Internet Protocol  é um protocolo de comunicação usado entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento dos dados.

  IPXprotocolo Internetwork Packet Exchange verifica e reconhece a efetivação da entrega dos pacotes a qualquer nó da rede pela troca de mensagens de verificação entre os nós de origem e de destino. O SPX é capaz de supervisionar transmissões de dados compostas por uma sucessão de pacotes separados. Se um pedido de confirmação não for respondido dentro de um tempo especificado, o SPX retransmite o pacote envolvido. Se um número razoável de retransmissões falhar, o SPX assume que a conexão foi interrompida e avisa o operador.

   ARP : Address Resolution Protocol tem um papel fundamental entre os protocolos da camada Internet da sequência TCP/IP, porque permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP.

2ª Enlace:

   ETHERNET  : Ethernet é uma arquitetura de interconexão para redes locais (LAN) baseada no envio de pacotes. É baseada na ideia de pontos da rede enviando mensagens, no que é essencialmente semelhante a um sistema de rádio, cativo entre um cabo comum ou canal, às vezes chamado de éter. 

  FRAME RELAY : O Frame Relay possibilita a utilização de múltiplos canais lógicos em uma mesma linha de acesso, o que torna o mesmo ponto-multiponto. Então podemos, utilizando uma única linha de dados em um ponto de concentração, acessar diversos pontos remotos. Cada ponto remoto é acessado através de um endereço lógico diferente, chamado DLCI.

1ª Física:
   
   DSL : A Digital Subscriber Line permite o acesso a internet através da transmissão digital de dados em uma rede local de telefonia. Utiliza bandas de frequencia elevadas para os dados que são separados por filtros. Ataxa de bits do consumidor de serviços DSL geralmente varia de 256 kbit/s até 40 Mbit/s na direção para o cliente.

   EIA : Electronic Industries Alliance é a organização que cuida para que as normas para que equipamentos de marcas diferentes sejam compatíveis e intercambiáveis funcionem nos EUA.


0 comentários:

Postar um comentário